quinta-feira, 14 de abril de 2011

Acadêmica estuprada no Campus da UFMS de Campo Grande recebe o apoio de universitários através de protesto!!




Na Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (UFMS), agora os estudantes andam em grupos, após uma aluna ser estuprada na manhã de segunda-feira, no matagal do lado de uma ponte que liga as salas de aula e os laboratórios. O clima é de insegurança e medo. “Não tem outra forma temos que passar por aqui”, comenta uma estudante. “Aqui tem bastante mato, então alguém pode se esconder”, diz outra. "O nosso medo antes era de animais que pudessem nos machucar, agora temos que ter medo de tudo.", comenta a aula. "Meu marido me deu liquído com pimenta para espirrar nos olhos, como forma de proteção", fala a aluna de fisioterapia.

O campus de Campo Grande fica em torno de uma reserva ambiental. No local, há muitas áreas de mata fechada e caminhos isolados. Uma passarela dá acesso a um laboratório de química, onde uma estudante de 22 anos foi surpreendida por um homem em plena a luz do dia. Ameaçada, ela foi levada para um matagal e estuprada.

No local do crime eram visíveis roupas, um jaleco, livros, e um canivete. A estudante saiu nua da mata, com marcas de cortes nas regiões do pulso e pernas. A polícia ainda não sabe se as marcas são provenientes do canivete, amarras, ou mesmo do ato de sair do matagal, formado por galhos secos.

A familia da estudante que é de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, ao saber do acontecido veio o mais rápido possivel, " acho que o pai dela quase vôo de tão rápido que ele chegou aqui, uma viagem de 6 horas ele fez em 3 horas", comenta o amigo da vítima.

Os estudantes estão assustados na universidade, e reclamam da falta de segurança na instituição. “Qualquer pessoa entra aqui, não tem segurança nenhuma,um desconhecido consegue até assistir aula”, afirmou a estudante de administração.

Por isso decidiram fazer um protesto na frente da reitoria para exigir segurança, como os jovens não foram atendidos pela Reitora que supostamente não estava no local. Após o não encontro com a reitora, vários estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul fechou um trecho da avenida Costa e Silva, embaixo do viaduto, perto da instituição. O manifesto é um meio de os acadêmicos criticar a falta de segurança no campus da universidade, em Campo Grande, segundo eles.

Os estudantes sentaram nas duas vias da avenida, e isso provocou congestionamento no trânsito. "Temos que fazer isso para chamar a atenção de todos, o que aconteceu com a menina não pode cair no esquecimento.", comenta um acadêmico de jornalismo que fez um vídeo do protesto e colocou no site youtube para que através dele as pessoas possam ajudar nessa causa.
O endereço do vídeo é:http://www.youtube.com/watch?v=sdx3BjZEiow

Nenhum comentário:

Postar um comentário